Consumidor Português no Facebook

Março 29, 2016 Francisco Carvalho Facebook, Marketing Digital Etiquetas:, ,

O Facebook, considerada a maior rede social do mundo, contando com aproximadamente 1,59 mil milhões de usuários em todo o mundo, em que 1,28 mil milhões se encontram ativos, 4,75 mil milhões de publicações partilhadas diariamente e com cerca de 28,10 mil milhões de visitas apontadas no dia 1 de Fevereiro de 2016. Sendo que os EUA é o país com maior tráfico verificado nesta rede (16,70%), seguido do Brasil (8,16%) e de França com 4,23%.

Criada por Mark Zuckerberg, com marca de atividade há 12 anos, o registo é gratuito e qualquer usuário que declare ter pelo menos 13 anos, pode pertencer à mesma. Começamos por criar um perfil pessoal onde partilhamos os nossos interesses e projetos que consideramos serem relevantes, começamos então a criar uma rede de amigos através do meio digital, onde podemos participar em grupos de interesses comuns, grupos de faculdades, escolas, empresas, hobbies, entre outros. Esta é uma ferramenta que pode ser utilizada no âmbito pessoal, mas também ao nível profissional, ou seja, permite às empresas, de forma rápida, envolvente e dinâmica poderem interagir com os seus consumidores. Atualmente, o Facebook é visto como um instrumento de marketing e comunicação, pois podemos utilizar as vantagens desta plataforma para fazer negócios crescerem e atingirem os seus objetivos. Através da interação com o público-alvo, podemos transmitir informação detalhada dos produtos ou serviços que prestamos, dos horários de abertura ao público e contactos respetivos, elaborar publicações de forma a conseguir comunicar promoções, descontos, novas gamas de produtos e até atualizações de conteúdos que consideramos relevantes acerca do mercado onde o negócio se integra e que poderá interessar aos seus clientes e parceiros, através da criatividade, poderá por em prática e transparecer os valores da empresa e através do estímulo, o Facebook permite-nos, utilizar métricas de forma a compreendermos como a nossa relação com os nossos seguidores se encontra. Este permite às empresas também cruzar dados de utilização da plataforma com dados que são disponibilizados pelas próprias, assim conseguimos detetar potenciais clientes através dos seus interesses.

Desta forma, a Marktest fez questão de elaborar um estudo de mercado que procurasse responder e conhecer de que forma os consumidores portugueses utilizam as redes sociais e valorizam o meio digital para a pesquisa de informações acerca dos produtos e serviços que lhes exprime curiosidade, tal como também os equipamentos com que estes acedem e quanto tempo dedicam a essa procura.

Assim, podemos verificar alguns dados significativos e interessantes de ter em conta quando nos encontramos a analisar esta rede social, em Portugal:

  • Observamos que desde 2010 a frequência de indivíduos a utilizar o Facebook duplicou para cerca de 4,29 milhões, o que significa que 50.1% da população portuguesa no território continental costuma aceder a esta rede social;

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  • É de notar que 94% dos indivíduos que utilizam redes socias têm uma conta no Facebook;
  • 29% Dos portugueses navega entre as 18h e as 20h através de um smartphone;
  • 13% Dos consumidores portugueses considera que o facto de acompanhar uma marca através da sua página tem muita influência nas opções de compra da marca;
  • Em Portugal existem 3,8 milhões de utilizadores que acedem ao Facebook diariamente, em que 2,8 milhões fazem-no através de um smartphone. Podemos até afirmar que os portugueses são dos usuários mais ativos ao nível mundial;
  • Paulo Barreto, responsável pelo Facebook em Portugal, assegura que os portugueses “têm vindo a aumentar o tempo que passa no Facebook. O número está sempre a mudar, mas, em média, as pessoas estão 47 ou 48 minutos, por dia, no Facebook”;
  • O Facebook consegue ter mais utilizadores do que qualquer canal de televisão, até porque, mesmo quando os portugueses se encontram a fazer audiência num certo programa televisivo, estão ao mesmo tempo a comentá-lo na rede social.

Parfois – Página Facebook

A Parfois é uma marca de referência com 21 anos de existência, distribuidora de acessórios de moda, em que o seu público-alvo são mulheres.

Atualmente, conta com 612.512 seguidores na página oficial do Facebook. A sua presença nesta rede social e, respetiva publicidade, começou em 2010. Desde então que a marca tem investido nesta rede social, publicando diariamente as coleções em que têm trabalhado, adaptando as mesmas consoante a época do ano em que se encontram.

Através do facebook, fazem publicidade a bloggers reconhecidos no mercado e publicidade a eventos onde estiveram presentes. O seu principal meio de comunicação são imagens e vídeos promocionais.

Conheça as estratégias da Parfois nas redes sociais

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Chiado Editora – Página Facebook

Com apenas 9 anos de existência, a Chiado Editora já ganhou reconhecimento não só ao nível nacional como também internacional, nomeadamente no Brasil e em Angola.

Atualmente, encontra-se nos 10 primeiros lugares no ranking de páginas portuguesas no Facebook, com 2.610.176 seguidores. Os conteúdos que apresentam são referentes a eventos de lançamentos de livros, noticias de cultura consoante a região em que atuam, participações em eventos que a marca considera serem de acordo com os seus valores e, principalmente, motivam os vários seguidores a criar frases inspiradoras que depois são partilhadas diariamente.

A sua presença nesta rede social existe desde que foi criada, em 2007 e todos os dias, várias vezes ao longo do dia criam conteúdo na página oficial.

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