Consumidor Português no Instagram

Abril 29, 2016 Marketing Digital 0 Comments

Lançado na Apple Store a Outubro de 2010, por dois amigos, Mike Krieger e Kevin Systrom, o Instagram tem vindo a criar impacto no mercado digital e os números que apresentam não param de surpreender, contando atualmente com 400 milhões de usuários em todo mundo.

Desde 2012 que a aplicação se encontra disponível para download no Google Play, permitindo assim aos usuários de smartphones com software Android – sistema operacional do Google – poderem beneficiar também das potencialidades desta rede social. No entanto, só em Outubro de 2013, durante o evento Nokia World é que foi anunciado que a aplicação iria estar disponível também para download para os usuários do Windows Phone. Passando, assim, a estar presente nas três lojas de aplicações: a Apple Store, o Google Play e o Windows Phone Store. Tendo, em 2014, sido comprada por Mark Zuckerberg, dono do Facebook, por um valor estimado de 764 milhões de euros.

A rede social Instagram permite aos seus usuários poderem criar uma conta sem qualquer custo, começando por personalizar fotografias a partir de um leque de efeitos, transformando momentos simples do quotidiano em autênticas obras de arte. De seguida, pode partilhar as mesmas no Facebook, no Twitter, no Tumblr, no Flickr, no Swarm e, logicamente, no Instagram. Sempre que percorram o feed de notícias da rede social pode ver as partilhas dos seus amigos, celebridades e criativos. Recentemente, o Instagram sofreu uma alteração, permitindo aos seus utilizadores publicarem fotografias na forma vertical e horizontal e, não só quadradas como era reconhecida a rede social.

Atualmente, ao nível mundial, os usuários do Instagram postam 80 milhões de fotografias diariamente e são efetuados 3.5 mil milhões de “likes” pelos mesmos. Comparativamente, 69% dos subscritores do Instagram interagem mais com as marcas que seguem do que no Facebook, sendo que apenas 32% o fazem. A rede social revelou ainda através do seu blog que 75% dos seus utilizadores se encontram fora dos EUA.

Em Portugal, esta rede social passou a ser a terceira mais conhecida, principalmente pelo público mais jovem. No entanto, as organizações, atraídas por estes dados começaram a investir nesta rede social como uma estratégia de comunicação dos seus produtos e eventos. Sem dúvida que do ponto de vista profissional, a oportunidade de podermos recorrer às imagens e vídeos, de uma forma rápida e reduzida ao nível do investimento, no meio online, é crucial, pois vai despertar a curiosidade dos consumidores num meio no qual os mesmos passam muito tempo. Esta publicidade começa a ser muito importante a ter em conta principalmente para as pequenas e médias empresas. Sendo assim, desde o dia 30 de Setembro de 2015 que é possível as mesmas fazerem publicidade através do Instagram. Os anúncios são partilhados de forma semelhante e integrada com as restantes publicações que correm no feed de notícias dos utilizadores, com a indicação de “patrocinado” no canto superior direito, podendo segmentar o público-alvo a partir dos interesses que estes demonstram e pelas visitas ao website.

Vejamos alguns exemplos práticos, desde celebridades, empresas e marcas. Tendo em conta que tal como já foi referido anteriormente o Instagram é um meio de comunicação tanto para assuntos profissionais como também pessoais e neste podemos abranger vários temas que consideramos interessantes de partilhar.

Isabel Silva

Isabel Silva

A Isabel Silva nasceu a 8 de Maio de 1986 e desde 2011 que começou a sua carreira como apresentadora na TVI, contando já com vários trabalhos na televisão portuguesa. Conta neste momento com 227 mil seguidores no Instagram, onde faz questão de partilhar diariamente o seu “segredo” para manter um estilo de vida saudável. Nas 1.745 publicações que detêm até ao momento, a Isabel partilhou vídeos e fotografias de eventos onde participa e receitas de snacks, batidos e sobremesas que cria.

Sonder People

Sonder people

A Sonder People é uma agência portuguesa que procura adquirir uma equipa que dê resposta sempre que uma empresa necessite de dispor aos seus clientes, pessoas com as quais os seus consumidores se possam identificar. De que forma? Através de um novo conceito que tem vindo a ser desenvolvido na área da publicidade e do marketing: o “Real People”.

Desta forma, a Sonder conta neste momento com uma página no Instagram com 4.597 seguidores que fazem questão de acompanhar o seu trabalho e o de cada participante em anúncios publicitários, tal como a McDonald’s, a Activia, a Galp, a NOS, a Vodafone, entre outros que poderá encontrar na página deles.

Netflix PT 

Netflix portugal

A Netflix começou a sua atividade em 1997, nos Estados Unidos da América e é, atualmente, líder mundial no serviço que presta. Conta com mais de 75 milhões de membros em mais de 190 países, que podem usufruir diariamente de mais de 125 milhões de horas de séries, programas e filmes, envolvendo filmes, documentários e séries originais. O valor acrescentado da marca é devido aos seus usuários poderem ver o que quiserem, quando quiserem, a qualquer hora e em qualquer lugar, em praticamente qualquer ecrã com ligação à Internet.

Assim, esta é uma marca que recentemente se integrou no mercado português e utiliza o Instagram como uma das estratégias de comunicação atuais, contando com mais 10 mil seguidores que acompanham diariamente posts relativos ao tema em causa, com a criatividade à mistura que pretende “relembrar” os portugueses das séries que têm disponíveis e das novidades que vão surgindo acerca das mesmas.

CURIOSIDADES

“Burnb” foi o primeiro nome dado ao Instagram. Os criadores decidiram simplificar a aplicação e torná-la numa ferramenta que permite adicionar filtros às fotografias e compartilhá-las nas redes sociais.

Top 100 utilizadores mais seguidos do Instagram

“App Store Rewind 2011 iPhone App of the Year”

Como pode observar, o Instagram encontra-se a crescer no mercado digital, mas como em qualquer plataforma, deve ser utilizado de forma complementar à estratégia de produção de conteúdo. Tire partido dela, gere mais tráfego para o seu website.

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