F8 2016

Abril 13, 2016 Facebook, Marketing Digital Etiquetas: 0 Comments

O F8 – Facebook Developer Conference é um evento de apenas dois dias, onde são apresentados e discutidos novos produtos, novas ferramentas e novas ideias através de demonstrações interativas e com o apoio de reconhecidos empreendedores da atualidade. Onde podemos aprender mais e compreender como trabalhar com o Facebook pode ser benéfico se conhecermos os serviços e as app’s que temos ao nosso dispor. Este ano de 2016 está a ser realizado entre o dia 12 e o dia 13 de Abril.

“De que forma pode o mundo mudar nos próximos 10 anos?”

Foi com esta questão que Mark Zuckerberg começou o seu discurso neste evento, em San Francisco, CA.

Não é todos os dias que temos a oportunidade de assistir a um discurso do criador da maior rede social do mundo em atividade, o Facebook, quanto mais através da maior novidade posta em prática recentemente: em direto para todo mundo a partir da sua página Facebook. Mark Zuckerberg cobriu um tema bem diferente do qual estamos habituados, abordou a questão de como estará o mundo daqui a 10 anos e, como é fundamental neste momento, conseguirmos comunicar com qualquer pessoa. Afirma que devemos “trabalhar para conectar cada pessoa. Para criar uma comunidade global, para aproximar as pessoas. Para dar a todas as pessoas uma voz”. De seguida, revela-nos a estratégia que ele considera ser a melhor para atingir esse mesmo objetivo.

Assim, nós, Sigma Smile, fizemos questão de partilhar consigo algumas das novidades que retivemos deste discurso, nomeadamente:

Perfil no Facebook

Surgiu a possibilidade das fotos de perfil poderem ser partilhadas através de app editoras de imagens, como os Gifs ou os vídeos ou até mesmo quando pretendem apoiar uma causa ou evento. Os websites e app’s que tratam da gestão de novas fotos/ vídeos de perfil com badges, máscaras, símbolos, edições e animações vão poder fazer a alteração da foto de perfil a partir da própria app.

 

“Facebook Sharing Quote”

A rede social quer oferecer a possibilidade de se tornar possível partilhar só uma parte do texto de um artigo, como um parágrafo ou até só mesmo uma frase do mesmo quando partilhamos um link, permitindo assim manter os créditos aos autores e até link para o artigo completo.

 

Facebook e-commerce

A otimização e o crescimento do mercado e-commerce, através de uma plataforma de análise desenvolvida pelo Facebook que permite monitorizar o perfil dos utilizadores a partir das distintas formas com que estes interagem, a partir de uma app mobile, deixa assim de existir somente o botão “share” e passa a também se poder utilizar o botão “save buttom”, no website da marca, passando assim a ser possível ler no Facebook artigos guardados em websites que visitamos. Ou seja, por exemplo, quando um cliente demonstra interesse por um certo produto, a marca ficará com conhecimento e será enviada uma notificação via Facebook a relembrar o mesmo.

 

“Facebook Account Kits”

A palavra-passe vai poder ser substituída por SMS, e-mail ou até mesmo dentro do próprio Facebook para aceder a aplicações externas. O Facebook libertou o “Facebook login” para as equipas de programadores e gestores da rede social, com objetivo de facilitar a vida dos mesmos e a criação de novas app’s.

 

Live API (Aplication Programming Interface)

Um dos grandes momentos do discurso ficou marcado por esta novidade, devido à alteração do algoritmo do Facebook agora este começou a incentivar e a privilegiar a produção de vídeo e as transmissões em direto. Através do serviço de streaming da partilha de vídeos em direto, o utilizador poderá servir-se de qualquer dispositivo que tenha uma câmara com competências para tal, passando assim a fazer concorrência ao YouTube.

Aproveitou esta novidade para lançar um novo produto também que fez questão de por em prática na conferência através de um drone: “Facebook Surround 360” que tem o intuito de o cliente poder ter acesso a uma lente open source e que faz transmissões em direto no Facebook.

 

“Facebook App Moments”

Nesta aplicação, o utilizador poderá partilhar: fotografias, vídeos, caminhos percorridos, entre outras variadas hipóteses com grupos privados e onde se encontra integrado. Organiza essa informação e dispõe da forma que pretender.

 

Inteligência Artificial

Mais uma grande novidade para o mundo empresarial no âmbito digital. O Facebook permitir-nos-á criar uma nova maneira de comunicarmos com os nossos clientes. Através de bots desenvolvidos pela Wit.ai, ou seja, uma plataforma que permite acelerar e automatizar processos, poderemos responder automaticamente, através do Facebook App Messenger, às necessidades que os mesmos procuram, desde encomendas a informações relacionadas com o mercado em que nos encontramos inseridos.

 

Esta ferramenta além de conseguir responder à necessidade pelo qual o cliente procurou uma resposta procurará descobrir necessidades imprevistas.

Mark Zuckerberg acaba este discurso dizendo que se encontra “entusiasmado com o futuro e que todos nós podemos ajudar a construi-lo.”

 

 

Pode ver em direto o evento aqui!

Could not resolve: urls.api.twitter.com (Domain name not found)