A história da Dona Xica

Junho 2, 2016 Francisco Carvalho Marketing Digital Etiquetas:, , , 0 Comments

A Dona Xica, como é conhecida na cidade de Viseu, onde cresceu, tinha muito jeito para a costura e começou um pequeno negócio em Portugal no início dos anos 90.

Em 1997, o negócio começou a alastrar-se pela zona Norte do país. Para além dos típicos “arranjinhos”, a Dona Xica começou a criar os seus próprios modelos e com a ajuda do “passa-palavra”, surgiu a marca “Xica”, tendo a Dona Xica inaugurando duas lojas, a primeira em 1997 e a segunda em 2003.

O tempo foi passando e a Dona Xica nunca considerou a possibilidade de investir em marketing ou publicidade, limitando-se, apenas, às promoções sazonais e festivas nos seus pontos de venda. O seu sobrinho João bem a tentava convencer que deveria criar uma página nas redes sociais onde teria oportunidade, inclusive, de mostrar as suas mais recentes colecções, bem como, na oportunidade em estabelecer relações com os seus clientes, aferindo quais os artigos e tamanhos que estes preferem.

A Dona Xica era inflexível não acreditando nessas modernices.

Crise

Estávamos em 2011, a Dona Xica começou a perder clientes para as jovens raparigas do liceu que criaram um blog sobre moda e, mais tarde, começaram a vender através das redes sociais. Atualmente já vendem por todo o território nacional e, já se ouve dizer, que pensam internacionalizar-se. A Dona Xica não compreendia como as raparigas conseguiram crescer tão rapidamente, afinal não passavam de umas catraias.

O que as diferenciava? Utilizaram recursos mais atractivos e inovadores criando um impacto muito dinâmico com o seu público!

A estratégia foi muito simples. Começaram por atrair seguidores através do blog, onde partilhavam as tendências que consideravam que o mercado estava a desenvolver. Partilhavam o que vestiam e os principais eventos de moda. Fizeram referências a famosos. No fundo, produziram conteúdos relevantes para um público que gosta deste tema e, começaram a obter resultados.

Tendo a perceção que existia muita gente que seguia o seu trabalho, criaram uma página no Facebook, no Pinterest e no Instagram. Através destas ferramentas, atingiram um público muito maior e aumentaram as vendas dos seus produtos.

E a Dona Xica? O que aconteceu?

Neste momento, a Dona Xica apercebeu-se que não acompanhou o mercado e, como não evoluiu acabou por regredir. E a culpa? A culpa não morre solteira. A Dona Xica culpa a crise e os políticos por terem deixado a economia do país ter chegado a este ponto crítico.

Neste momento a Dona Xica teve de desocupar uma das lojas

No entanto, lá no fundo, a Dona Xica arrepende-se de não ter ouvido o seu sobrinho.

Num dia triste como o de hoje, em que fecha uma das suas lojas, a Dona Xica recebe a chamada ternurenta do seu sobrinho. Ao vê-la tão desanimada, o João recomenda-lhe que ela contacte a Sigma Smile, uma empresa bastante dinâmica na área digital. A Dona Xica nem hesitou…

 

Já estamos a tratar do projeto da Dona Xica, vamos querer que ela cresça connosco. Nós podemos também ajudá-lo!

 

O seu nome (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem

Could not resolve host: urls.api.twitter.com