Mercado Digital em Portugal

Março 22, 2016 Fernando Gonçalves Marketing Digital Etiquetas:, , ,

Portugal é um país com cerca de 10.781.459 de habitantes, onde a faixa etária com maior presença é dos 25 aos 54 anos de idade e o sexo feminino prevalece sobre o masculino em termos percentuais.

Sendo que atualmente a presença online é de 7,8 milhões de portugueses, podemos verificar alguns dados significativos e interessantes de ter em conta quando nos encontramos a analisar o mercado digital, em Portugal:

  • Em cada 10 portugueses, 8 estão presentes online pelo menos 1 vez por dia.
  • Os portugueses com menos de 34 anos de idade são os que demonstram ter maior hábito de consultar o meio digital, sendo que 79% deles fazem-no diariamente, 17% semanalmente e apenas 4% mensalmente.
  • No ano de 2015, as pesquisas através do motor de busca Google foram maioritariamente para a reserva/ compra de bilhetes de avião e estadias em hotéis; de seguida observamos que os consumidores portugueses pesquisam muito acerca de todos os produtos do meio eletrónico (desde portáteis, telemóveis, cinema e música); a área da imobiliária, seguros automóveis e bancária também detém uma forte importância nas pesquisas por informações por parte dos portugueses; e, por fim, todos os serviços e produtos mais pessoais, nomeadamente na área da estética, da saúde, da restauração, da roupa, entre outros.
  • 31% Dos consumidores fizeram as suas compras através do meio online e 43% desses fizeram uma pesquisa através do mesmo meio acerca do produto e/ ou serviços que pretendiam, no entanto 67% preferiram fazer essa mesma pesquisa de modo offline e só depois avançar com a compra.
  • Note-se que os consumidores portugueses gostam de ter um leque de opções de compra de acordo com os produtos que preferem e o perfil do próprio consumidor, sendo que 40% preferiu optar por fazer as suas compras através do cartão de crédito, 19% por transferência bancária, 16% através de uma ferramenta recente criada pela Apple, chamada e-wallet, 6% através do débito direto e os restantes meios de pagamento ocupam 19%.
  • 84% Dos consumidores portugueses prefere websites com o idioma português.
  • Atividades mais frequentemente utlizadas pelos consumidores portugueses através do smartphone: 45% visita redes sociais e profissionais e verifica o e-mail pelo menos uma vez por semana, 41% faz pesquisas em motores de busca, 37% assiste a vídeos partilhados no meio online e 22% pesquisa informações acerca de produtos.
  • 5 Em cada 10 consumidores pesquisam apenas por 2 marcas antes de efetuarem as suas compras.

“Se queres Gerir começa por Medir” – Autor desconhecido

Atualmente, podemos verificar que é estritamente crucial para um negócio estar presente no meio online, ter uma boa posição no momento de pesquisa nos motores indicados, ter um “responsive website“ que no fundo permita aos consumidores ter a maior flexibilidade e facilidade na pesquisa por informações e a opção de vários idiomas no mesmo também é de grande importância para que se possa atingir consumidores de várias partes do mundo.

Está convencido?

Já preparou a sua estratégia digital?

A SIGMA SMILE pode ajudá-lo!

 

O seu nome (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem

Could not resolve host: urls.api.twitter.com