Repense a sua estratégia nesta nova era do marketing

Julho 29, 2016 Francisco Carvalho Marketing Digital 0 Comments

Atualmente avalia-se uma perspetiva do marketing (o marketing 3.0.) que assegura que as empresas para serem bem-sucedidas devem trabalhar na relação que detém com os consumidores, deixando assim de parte o marketing transacional para por em prática o marketing relacional.

O novo perfil do consumidor deve ser definido como calculoso, consciente e informado, isto porque este passou a ponderar antes de efetuar as suas compras, nomeadamente os impactos positivos e negativos que pode obter ao adquirir um determinado produto. Estas mudanças nos comportamentos dos consumidores associam-se a variáveis, nomeadamente ao nível económico e social, no sentido de refletir sob a sustentabilidade das sociedades, dos mercados e do mundo. Tornando-se assim crucial para os agentes económicos terem responsabilidade social e transmitirem para o seu público os seus valores.

Assim, consideramos importante falar-vos um pouco do novo marketing que o mercado tem vindo a querer implementar junto dos clientes, nomeadamente através de uma reestruturação do conceito das empresas e da sua comunicação, com relevância no marketing digital.

“Nós nunca vendemos um produto, vendemos a utilidade que ele no dá!” – Temos de compreender a extensão que a marca pode atingir. O conceito de uma marca tem de ser o do benefício e não o do produto (“value-in-use”).”

Mas o que é afinal o marketing digital?

“O marketing digital consiste no desenvolvimento de uma estratégia de marketing, de acordo com o que o mercado necessita, com o objetivo de satisfazer o consumidor, no entanto através da utilização de ferramentas digitais.”

No fundo, a principal diferença será que com a utilização de uma estratégia online, a empresa procura que sejam os consumidores a vir atrás e não o contrário. O objetivo é de mostrar ao nosso público que temos o que ele necessita, o valor que o meu produto e/ ou serviço apresenta que seja diferente do mercado concorrente. O marketing digital permite-nos utilizar o blog, as redes sociais, o SEM, o SEO, entre outras ferramentas de forma a atrair o consumidor, o que revela menos custos para a empresa, no entanto é um trabalho a longo prazo.

marketing evolução1

 

 

Could not resolve host: urls.api.twitter.com