Pokémon GO pode melhorar o seu negócio?

Julho 15, 2016 Francisco Carvalho Marketing Digital Etiquetas:, , 0 Comments

Em setembro de 2015, foi anunciada uma parceira entre a Niantic, uma start up com apenas 6 anos de atividade, especializada no desenvolvimento de softwares que permitissem às pessoas interagir com o mundo, explorando “as capacidades dos smartphones e das tecnologias de geolocalização, através da construção de um servidor altamente escalável e capaz de reunir dados relevantes de cada cultura”, com a Nintendo e The Pokémon Company, criando assim, o Pokemon GO.

O Pokémon GO é um jogo onde os usuários usam a câmara de smartphone para conseguir encontrar os Pokémons, que se integram à realidade, juntando assim o mundo virtual e o real.

O segredo do sucesso do jogo remete sem dúvida a conceitos como “gamification” e “geoinformatics”. “Gamification”, segundo Leandro Kenski “é a estratégia de interação entre pessoas e empresas com base no oferecimento de incentivos que estimulem o engajamento do público com as marcas de maneira lúdica”, o jogo permite-nos experimentar algo que sentimos que está a faltar na vida real, com o passar do tempo, instintivamente, a mecânica de jogo torna-se parte do ambiente, acabando por, naturalmente, a magia acontecer, através da criação de PokéSpots, em restaurante ou cafés, PokéCoins, para a compra de artigos que possam melhorar a performance do utilizador no jogo, entre outros. A “Geoinformatics” é uma ferramenta que agrega tecnologias que suportam os processos de aquisição, de análise e de visualização de dados espaciais, permitindo que haja um processo de identificação de lugares onde melhor se adequam os Pokémons, de acordo com as suas características pessoais, quer isto dizer que através de critérios como o clima, a cultura, o tipo de vegetação, o tipo de rocha, é feita a distribuição das personagens por todo o globo.

Além do aproveitamento das tendências tecnológicas, esta novidade que em apenas sete dias atingiu 65 milhões de utilizadores, só nos Estados Unidos e, segundo a Smilar Web está sendo utilizada por 3% dos utilizadores com dispositivos Android, tendo já ultrapassou a famosa rede social Tinder, com 2% de atividade e, pouco menor que o Twitter, com 3,5%, beneficiou também do poder nostálgico do Pokémon, uma série lançada na década de 90 que teve um sucesso enorme na altura.

Sem dúvida que o Pokémon GO veio revolucionar o mundo dos vídeos jogos, criando uma experiência até outrora desconhecida. Certamente este poderá ser o futuro, pois o que as pessoas aspiram usufruir de experiências sociais.

Contudo, do ponto de vista empreendedor, como pode então o seu negócio agarrar esta oportunidade?

Existe um recurso que, em particular o mercado da restauração, já começou a utilizar como estratégia para acompanhar a tendência que se encontra a implementar nas sociedades, o chamado “módulo de atração”.

Como? O pizza bar L’inizio em Long Island, em Nova York, explica em entrevista à FOX News. Afirmando que as vendas aumentaram em 75% no fim de semana pela ativação do recurso “módulo de atração” que atrai as personagens virtuais para o restaurante, atraindo assim jogadores próximos. O gerente da loja gastou apenas 10 dólares para ter uma dúzia de personagens colocados no local.

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